Câmara de Luís Correia realiza audiência pública para discutir projetos de publicização

por luc publicado 01/12/2017 08h00, última modificação 11/11/2024 09h49
Câmara de Luís Correia realiza audiência pública para discutir projetos de publicização

Câmara de Luís Correia realiza audiência pública para discutir projetos de publicização

011217.jpgAconteceu na manhã da última terça-feira (28/11), no plenário da Câmara Municipal de Luís Correia, uma audiência pública para discutir o projeto 048/2017, que é de autoria do poder executivo. Estiveram presentes o Procurador geral do município Dr. Leonardo Neto, o Secretário de Saúde Pedro Júnior, o Assessor da Secretaria de Saúde Euclides França e representando o executivo, o Secretário de Administração Francisco Galeno.

0112.jpg
O público esteve presente em um número considerável e também participou do momento, o Vereador Zé Maria do Coqueiro (PSB) foi responsável por dirigir e presidir a sessão. O Procurador Geral, Leonardo Neto fez alguns esclarecimentos, ele disse que o projeto de executivo 048/2017, está em concordância com a lei federal nº 9627, que regulamenta o programa nacional de publicização.

0212.jpg
Segundo ele, a publicização é um contrato de gestão com o município, onde uma organização social devidamente reconhecida e que tenha capacidade de fazer uma gestão social e eficiente. Leonardo Neto foi claro em afirmar que não se trata de terceirização, e sim uma gestão e organização de gestão, onde a empresa precisa cumprir metas e prestar conta dos recursos públicos. O patrimônio público continua do município, apenas a administração fica por conta da organização que é regida por uma lei nacional.

0312.jpg
Após a explanação do procurador, os vereadores fizeram perguntas, onde o mesmo garantiu que o projeto já existe em outras cidades e hoje é uma nova realidade, onde a organização social prestou um serviço diferenciado. O Secretário de Saúde Pedro Junior também tirou dúvidas e ouviu os questionamentos da população.

555 (2).jpg
O Vereador Rafael Silva (PPL) questionou quais áreas o projeto vai abranger caso seja aprovado. Ele disse que teme que após aprovação do projeto ele tire o poder da Câmara na condução e fiscalização da empresa e citou que o executivo poderia especificar e direcionar a finalidade do projeto somente ao hospital.

0512.jpg
Já o Vereador Carlitus (PSD) fez um pequeno relato e disse que o projeto não exclui a autonomia da Prefeitura diante de um possível descumprimento das prerrogativas da empresa gestora, fazendo que o município tenha total autonomia e até rescindir o contrato de gestão.

0612.jpg
O Vereador Paulo Cazuza (PP) falou que a discussão do projeto é de total interesse da população e questionou como será o funcionamento do hospital, segundo ele, a gestão precisa definir os critérios do contrato da empresa, os valores e disse que o executivo municipal precisa ter cuidado e cautela na aprovação e execução do citado projeto.

0615.jpg
Já a vereadora Francilda Paz (PP) pediu explicações sobre os critérios que serão usados na contratação da empresa que vai fazer a gestão do hospital Nossa Senhora da Conceição.

0912.jpg
O Vereador Valdemir (PT) explicou que o projeto tem aspectos positivos e negativos, mas se for olhar para trás, as decisões administrativas sempre teve e ingerência politica. "Nós precisamos reconhecer a importância do projeto, mesmo admitindo que é preciso fazer emendas, não podemos ser contra por ser contra, precisamos fazer uma avaliação racional. Existem pontos importantes, podemos discutir os pontos, porque a população quer resultados" ressaltou Valdemir.





Alguns convidados como lideres comunitários, presidentes de conselhos e populares usaram o microfone e fizeram seus questionamentos ao procurador do município e ao Secretário de Saúde Pedro Junior.
ASCOM: CMLC
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados