Câmara discute Projetos e Requerimentos durante Sessão Ordinária de 11/03/2022
A Câmara Municipal de Luís Correia-PI realizou na manhã desta última sexta-feira, 11 de março de 2022, mais uma sessão Ordinária para debater e aprovar vários requerimentos e projetos de lei de autoria dos nobres Edis. Participaram do encontro todos os vereadores, exceto a vereadora Silvinha Pereira que comunicou sua ausência.
Na ordem do dia foram aprovados por unanimidade pelos vereadores presentes 05 (cinco) requerimentos:
Requerimento n° 009/2022 de autoria do vereador Fanfico (REPUBLICANOS) solicitando que seja oficiada EQUATORIAL PIAUÍ DISTRIBUIDORA DE ENERGIA, para promover a instalação de um transformador de energia no bairro Rancho Alegre. Segundo o vereador, o bairro citado é populoso, fazendo parte do perímetro urbano do município de Luís Correia, sendo localizado próximo dos bairros Santa Luzia, Alto Bonito e Nossa Senhora da Conceição. Porém, historicamente sofre com a falta de energia e baixa tensão, o que causa prejuízo a seus moradores e comerciantes. O nobre vereador apresentou também o Requerimento n° 010/2022 solicitando que seja oficiada a ÁGUAS E ESGOTOS DO PIAUÍ S.A (AGESPISA), para promover o reforço na tubulação de água no bairro Rancho Alegre.
A vereadora Katia Silva (PSD) apresentou o Requerimento nº 011/2022 requerendo do órgão competente a reforma da Unidade básica de saúde do bairro Beira Mar. Segundo a parlamentar, o atendimento na respectiva UBS vem ficando comprometido em decorrência de alguns danos na estrutura predial, como é exemplo o piso em cerâmica que se deteriorou em boa parte do saguão do prédio e até mesmo janelas quebradas, onde no período chuvoso entra água dentro do consultório médico e acaba e acaba comprometendo o atendimento.
O vereador Valdemir Pereira (REPUBLICANOS) apresentou o Requerimento n° 012/2022, que dispõe sobre a confecção e instalação de 01 (um) busto do saudoso Comendador Joaquim Rodrigues da Costa, com placa indicativa e biografia, a ser fixado no espaço em frente do prédio da Prefeitura Municipal de Luís Correia-PI. O Coronel da Guarda Nacional Joaquim Rodrigues da Costa, era um rico proprietário rural da antiga vila de amarração possuidor de terras gados e escravos, que em 29 de julho de 1886, exatamente no dia de São Pedro, o santo de sua devoção, deu um grande exemplo ao Brasil, alforriando seus escravos. O vereador apresentou também o Requerimento n° 013/2022 que dispõe sobre a confecção e instalação de 01 (um) busto do saudoso Firmino Teixeira do Amaral, praça denominada de Prefeito Osvaldo Sales, e uma colocação de uma placa de identificação com a biografia do homenageado. Poeta popular e jornalista Piauiense, Firmino Filho Teixeira do Amaral nasceu na localidade de Bezerro Morto, então pertencente à amarração, hoje Luís Correia, Piauí, em 1896 e faleceu jovem, aos 30 anos (1926), em Parnaíba, Piauí.
Ainda na sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade em segunda votação 02 (dois) projetos de autoria do vereador Raul Rodrigues (PROGRESSISTAS), sendo eles o Projeto de Lei n° 033/2021 que altera a lei n° 860, de 24 de junho de 2016, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude, e dá outras providências, dando nova redação ao artigo 3°, e ao inciso I do mesmo artigo e acrescentando alíneas ao inciso I; e o Projeto de lei n° 037/2021 que institui no município de Luís Correia a “semana municipal do primeiro emprego”, a ser realizada, anualmente, a partir do dia 24 de abril.
O Poder Executivo apresentou o Projeto Substitutivo n° 009/2022 de 15 de fevereiro de 2022 que institui o concelho municipal de política cultural a conferência municipal de cultura, o plano de cultura e o fundo municipal de política cultura e dá outras providências. O seguinte projeto foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça.
ACOMPANHE A SESSÃO DESTA SEXTA-FEIRA NO FACEBOOK E YOUTUBE
Fonte: ASCOM